Glossário
Conheça as terminologias e acrônimos usados no Grading
-
Refere a precisão em que os cantos da carta foram cortados durante a fabricação, formando ângulos de 90° ou cantos arredondados.
Fatores como miscuts, ondulações e amassados podem afetar a nota.
-
Uma imperfeição superficial que assume a aparência de linhas retas ou curvas e pode ter vários comprimentos.
-
O perímetro externo da carta entre cada canto.
-
A intersecção das bordas ocorre em um ponto denominado "canto". Um cartão retangular padrão possui quatro cantos. Cada canto é avaliado quanto à precisão do seu ângulo e à nitidez do papel cartão, medindo-se o ângulo de cada canto; identificando e medindo o preenchimento e o desgaste de cada canto para identificar e medir defeitos.
-
Uma depressão na superfície da carta, normalmente associada ao manuseio continuo.
-
A medição dos elementos principais do design da carta até a borda do papel, de cima para baixo e da esquerda para a direita, sendo o equilíbrio ideal de 50/50.
-
Defeito visível causado pela exposição a líquidos, frequentemente resultando em descoloração ou deformação das primeiras camadas de papel da carta.
-
Refere-se a áreas das cartas onde o material foi removido/danificado por atrito, impacto, corte ou outro tipo de dano.
-
Diversos defeitos, que podem incluir borrões na impressão, falta de tinta ou um conjunto de defeitos, na superfície do papel cartão relacionados ao método de impressão.
-
O termo "fill" refere-se às áreas dos cantos e/ou bordas do cartão onde, após o sistema processar seu algoritmo de detecção de bordas, pequenas porções do cartão dentro dessas linhas são identificadas como ausentes. O acúmulo dessas áreas faltantes determina a pontuação de fill, que representa uma dedução muito pequena nas pontuações de cantos e bordas do cartão.
-
Uma linha reta resultante do processo de impressão, causada por arranhões na chapa de impressão que impedem a aderência da tinta à chapa em vez da transferência para o cartão durante a produção. Essas linhas de impressão podem afetar a aparência visual e o apelo estético da carta.
-
Uma marca arredondada visível resultante do processo de impressão.
-
Uma dobra, vinco ou linha saliente na superfície do cartão, geralmente causada por manuseio incorreto. Uma ruga refere-se a uma versão menos severa do defeito e só pode ser vista em um lado da superfície, enquanto os vincos e dobras são frequentemente visíveis em ambos os lados da carta.
-
A área que compreende a frente e o verso do cartão.
